Limoeiro Conhecer para Amar

O novo Programa de Educação Patrimonial: Limoeiro conhecer para Amar, surgiu da necessidade de preencher uma lacuna na formação dos educandos da rede municipal e particular de ensino de Limoeiro-PE, que não dispõe de material didático atualizado sobre a cultura e a história de formação do município.  Este programa consistem na aplicação de oficinas lúdicas de curta duração e direcionadas ao 4º e 9º Ano do Ensino Fundamental.

Lançado em 18 de julho de 2024, com a presença do prefeito Orlando Jorge, representantes das secretarias de Educação e de Cultura municipal e equipe pedagógica das escolas convidadas a participarem do projeto piloto, as Escolas Municipais Salomão Ginsburg e Desembargador Jose Alexandre de V. Aquino.

Visando promover ações de educação patrimonial, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL) busca formas de empreender uma postura educativa em todas as suas ações institucionais, firmando parcerias para realizar programas que estreitem o diálogo com a sociedade sobre políticas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do patrimônio cultural.

Cada ação faz parte da missão do IHGCL, que contempla ações de pesquisa, museologia, educação patrimonial e de capacitação que visam fomentar e favorecer a construção do conhecimento, estimulando a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural limoeirense.

Momento de Palestra da Oficina Limoeiro Conhecer para Amar

A oficina se caracteriza como uma estratégia do fazer pedagógico em que se estabelece um espaço dinâmico e motivador, propício a construção e reconstrução do conhecimento socialmente adquirido. Visando estimular a construção de um conhecimento coletivo como estratégia para o (re)conhecimento do patrimônio cultural do município de Limoeiro-PE.

Buscando promover uma interação próxima da realidade do educando, e dessa forma, habilitando-o a fazer uma leitura do mundo que o rodeia e o levando a compreensão do universo sociocultural ao qual está inserido. Com este novo olhar, o educando se integrará mais a sociedade, criando sentimento de pertencimento e salvaguarda do saber coletivo.

Momento de Sistematização Lúdica: Testando os conhecimentos na Linha do Tempo.

Partindo da premissa que só amamos aquilo que conhecemos, e sem amor a memória coletiva sociocultural se findará, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro-PE (IHGCL), vem através de este programa consolidar o compromisso de pesquisar, salvaguardar e proteger a memória dos limoeirenses. Buscando traduzir as especificidades dos documentos oficiais para uma linguagem próxima do nível educacional de nossas crianças, que desta forma se tornaram perpetuadores de conhecimento para a sociedade e futuros agentes culturais.

Visando promover ações de educação patrimonial, o Instituto Histórico, Geográfico e cultural de Limoeiro (IHGCL) busca formas de empreender uma postura educativa em todas as suas ações institucionais, firmando parcerias para realizar programas que estreitem o diálogo com a sociedade sobre políticas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do patrimônio cultural.

Cada ação faz parte da missão do IHGCL, que contempla ações de pesquisa, museologia, educação patrimonial e de capacitação que visam fomentar e favorecer a construção do conhecimento, estimulando a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural limoeirense.

Turma do 4 ano A da Escola Municipal Desembargador José Alexandre de V. Aquino

Turma do 4 ano A da Escola Municipal Salomão Ginsburg

Momento de Verificação de Aprendizagem: Atividade pós oficina com turmas do 4 ano.

Turma do 9 ano da Escola Municipal Salomão Ginsburg

Atividade pós oficina: Jogo do Patrimônio Limoeirense com a turma do 8 ano da Escola Municipal Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino

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