Anteprojeto desenvolvido a partir de ampla pesquisa e estudo de campo, realizado pela pesquisadora e arquiteta urbanista (CAU-BR nº A134462-5), Tássia de Paula, com o objetivo de resgatar a memória ferroviária do município de Limoeiro-PE, que teve seu patrimônio extirpado ainda na década de 1970.
A Proposta aqui apresentada visa à reconstrução da Estação de Trem de Limoeiro, em seu local original; e a requalificação de três terrenos pertencentes ao Governo do Estado de Pernambuco, que formam uma grande gleba às margens do rio Capibaribe e que se encontra em estado de completo abandono há décadas.
O primeiro terreno abriga o conjunto arquitetônico do Sambra (1918), que se encontra em ruínas; o segundo é apenas um descampado, mas já abrigou a sede da GRE Vale do Capibaribe; e no terceiro terreno encontramos as ruínas da CILPE.
Este projeto foi apresentado durante a Exposição Itinerante do Museu do Trem de Recife, intitulado de “Pare, olhe, escute: caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco, que ocorreu entre os dias 22 e 31 de março de 2023, na quadra coberta da Escola Municipal Desembargador José Alexandre de Vasconcelos Aquino.
Leave a Reply